Notícias

Você sabe qual é a diferença entre barco, lancha e iate?

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone

Você que é aventureiro e sempre teve vontade de pilotar veículos marítimos, sabe qual é a diferença entre barco, lancha e iate? Todos necessitam de habilitação náutica para serem conduzidos, de acordo com a validação da Capitania dos Portos, órgão que fiscaliza os transportes aquaviários.

A habilitação é dividida por tipo de veículo. Arrais-Amador é a carteira exigida para pilotar barcos pequenos e lanchas, e dentro dessa faixa existem a categoria “Veleiro”, que está destinada para a condução de embarcações a vela, e “Motonauta”, que se destina ao jet-ski. Existem outras licenças que são destinadas a conduzir embarcações entre portos nacionais e internacionais, que são a “Mestre-Amador” e “Capitão-Amador”.

Como são diversas divisões de carteira, é importante saber a diferença entre os veículos, para escolher o tipo de habilitação que se encaixa no estilo de embarcação que você quer pilotar.

Barco

O barco é um dos veículos marítimos mais simples, construído em madeira, ferro, aço, fibra de vidro ou alumínio, capaz de flutuar sobre a água. Geralmente é utilizado para a pesca, turismo e transporte de carga. Existem diferentes tipos de barco: balsa, canoa, navio, veleiro e aerobarco.

Lancha

A lancha é uma embarcação a motor muito utilizada para o lazer e turismo, excelente para a prática de esportes aquáticos. Possui grande flexibilidade de uso, como passeios em rios, lagos, represas e mar. Esse tipo de veículo dispõe de dois motores, para caso ocorra algum problema em um deles em alto-mar. Também pode ter instalações de ar-condicionado nos quartos.

Iate

O iate é uma embarcação que pode ser movida a vela ou a motor, geralmente utilizada para o lazer. Pode conter subdivisões de casa como quartos, cozinha e sanitários, e há a possibilidade de instalação de ar-condicionado. Quem gosta de alta velocidade pode optar pelo iate à motor, mas esse modelo pode ter restrição em passeios mais longos, que precisam de abastecimento. Já o iate a vela tem mais autonomia.

Agora que você já sabe a diferença, desejamos boa sorte na busca da habilitação! Não se esqueça de adquirir a proteção veicular para manter-se sempre seguro.

Deixe um comentário!

0 Comentários

Comente