Notícias
motor fervendo

Vazamento de água: como proceder?

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone

Tudo corria bem na sua viagem, até que aquele famoso marcador de temperatura começa a subir. De repente, uma das mangueiras do sistema de arrefecimento se rompe, e o seu carro superaquece. Você sabe qual a decisão a tomar diante desse quadro?

A primeira medida (e talvez a mais importante) é, sem dúvida, parar imediatamente o carro. Essa decisão influenciará muito no custo do reparo desse problema, já que trafegar com o motor fervendo pode danificá-lo de maneira severa. Após parar o carro e desligar o motor, é importante esperar que ele esfrie para observar qualquer problema, uma vez que a água pode estar muito quente, o que pode causar queimaduras.

Proteção automotiva oferece assistência 24h

Em diversos casos, para trocar a mangueira danificada é necessário ir até uma oficina especializada, devido às ferramentas necessárias. Outro fator impeditivo é o difícil acesso às peças do sistema em alguns modelos. Caso você queira se aventurar na troca, é importante ter certeza de que o motor está frio. Entretanto, a medida correta é, sem dúvidas, ter uma proteção automotiva que seja sua parceira nas horas difíceis.

Não se deve usar água da torneira no sistema de arrefecimento

Um dos maiores fatores para transtornos no sistema de arrefecimento é o uso de água da torneira no radiador do seu carro. A água desta origem é mineralizada e, quando exposta ao calor intenso, transforma esse mineral em ácido, corroendo as partes metálicas e danificando totalmente a borracha das mangueiras. O nome desse processo é hidrólise, e ele vai comprometendo o sistema com o passar do tempo, provocando oxidação nas partes internas do motor, o que pode causar danos sérios e até mesmo a exigência de retíficas neste equipamento que é o coração do carro.

O comportamento ideal é fazer uso de água desmineralizada combinada com fluido de arrefecimento. Existem muitas montadoras que já vendem esses produtos juntos, na proporção ideal para uso imediato.

Deixe um comentário!

0 Comentários

Comente