Como economizar quando a gasolina está acabando?

Chega uma hora em que você não tem nenhum posto de abastecimento à vista, e a gasolina está próxima ao fim. Mesmo que não seja um risco iminente, é normal ficar sob tensão, principalmente quando a luz da reserva acende. Primeiro por ser altamente prejudicial à mecânica do carro e, posteriormente, porque é evidente que ficar parado sem combustível é desconfortável, atrapalha sua viagem e ainda é passível de multa.
Logo, quando estiver em situação de risco, tome algumas medidas para atenuar o consumo e fazê-lo render até o posto mais próximo.

Evite trânsito

Pode parecer surreal propor isso em algumas cidades brasileiras. Mas é recomendado buscar um caminho alternativo, se houver. O carro consome muito combustível em marcha lenta, e o pior, você não está indo a lugar algum.

Evite exceder-se nas velocidades

Andar em velocidade moderada é fundamental para tornar o consumo médio mais baixo e constante. Quando superamos as velocidades de cruzeiro (em torno de 80 a 100km/h), o carro tem picos de consumo que farão sua gasolina acabar mais rápido.

Evite usar o freio constantemente

Em pequenas reduções, prefira o freio motor. Ele ajuda a economizar combustível e ainda evita gastar combustível em retomadas de velocidade. Muitos motoristas têm mania de frear a qualquer redução: isso fará seu consumo final ser muito maior.

Em caso de velocidade superior a 60km/h, prefira usar o ar-condicionado

Muitos podem achar que ar-condicionado é um vilão, mas em velocidades acima de 60km/h, ter os vidros abertos gera um arrasto aerodinâmico que supera o consumo do equipamento. Assim, nessas circunstâncias, prefira o uso do ar. Para economizar ainda mais, desligue-o quando a temperatura estiver boa, tornando seu uso intermitente.

Jamais trafegue com pneus descalibrados

Essa é uma medida que não ajuda muito no momento em que o motorista se vê sem combustível, mas é uma conduta que poderá ajudar sempre a economizar, inclusive nessas ocasiões de maior tensão. Os pneus na calibragem correta promovem um melhor desempenho do carro.

Conte com a Unibras Mais Auto em caso de pane seca

Se a situação for mais grave, é evidente que contar com uma proteção automotiva como a Unibras Mais – Proteção Automotiva é fundamental. Temos todo o suporte para que o associado não fique na mão em casos como esses. Confira nossas soluções e torne-se você também um integrante desta associação de proteção veicular!