Notícias
tabela Fipe

O que é a Tabela FIPE?

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone

Na hora de consultar o valor de um carro seminovo ou até mesmo alguma seguradora, você deve ter ouvido falar sobre uma tal de Tabela FIPE, certo? Mas você sabe o que é isso e para que ela serve?

Tabela FIPE

A Tabela FIPE retrata o preço médio de todos os carros, caminhões, ônibus e motos em todo o território nacional, para servir de referência em negociações ou avaliações. Pequenas variações, para mais ou para menos, são consideráveis em comparação ao preço de fato praticado, pois existem outros fatores, como a cor do veículo, acessórios, estado de conservação, região onde se encontra o veículo etc.

A história da Tabela FIPE

Criada em 1973, ela foi desenvolvida pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (inclusive, o nome da tabela é a sigla do nome da fundação), que é uma entidade sem fins lucrativos, de direito privado, que foi criada para apoiar o Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP

Na verdade, a Tabela FIPE é só uma das pesquisas realizadas pela instituição. Ela também calcula o IPC (Índice de Preços ao Consumidor), além de gerar indicadores sobre a situação do mercado de trabalho, entre outros.

A utilidade da Tabela FIPE para corretoras

Como já foi dito antes, corretoras de seguros ou de proteção veicular sempre recorrem à Tabela para fundamentar o valor cobrado pelos seus serviços de maneira honesta e justa (lembrando sempre que os valores praticados podem variar, de região para região). Entretanto, algo que deve ser ressaltado é que, diferente das seguradoras, que usam outros dados para aumentar o preço do serviço – como o gênero, idade e estado civil -, a proteção veicular se baseia apenas na Tabela FIPE para estimar o valor da atividade.

A Unibras Mais possui planos de proteção veicular que cabem no seu bolso e que vão interessar a você. Sai bem mais em conta se comparado a uma seguradora. Entre em contato com a gente, faça a sua cotação e confira!

Deixe um comentário!

0 Comentários

Comente