Notícias

A importância da antena corta-linha para proteger motociclistas

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone

Soltar pipa é uma brincadeira muito comum entre crianças e adultos. Uma diversão barata que, ao longo de várias gerações, conquistou fãs de todas as idades.

Porém, essa inocente brincadeira pode causar acidentes, principalmente envolvendo motociclistas. A brincadeira em si não causa mal algum a ninguém, mas o uso de cerol nas linhas pode ser bastante perigoso.

Pesquisas mostram que mais de um quarto dos acidentes envolvendo cerol e motociclistas deixam vítimas fatais. Por isso, a antena corta-linha é um item que tornou-se indispensável à proteção da vida daqueles que andam de moto.

Perigos da linha com cerol para motociclistas

Ter uma Proteção Automotiva, seja para carro, caminhão, embarcação náutica ou moto, é essencial para a sua proteção e de seu veículo. Mas a proteção não pode parar aí: para quem dirige no dia a dia, quando o assunto é segurança, qualquer detalhe é importante. E uma simples linha de pipa com cerol pode ser fatal!

A brincadeira consiste em uma espécie de duelo cujo objetivo é cortar a linha de outra pipa, e para isso, utiliza-se cerol. O perigo está na composição do produto, uma mistura de cola de madeira com pó de vidro. O problema é quando a linha cortada é abandonada em qualquer lugar, principalmente em ruas e estradas.

Como quem está em uma moto fica mais vulnerável, visto que não há nenhuma proteção, as linhas com cerol são muito mais perigosas para estas pessoas. Acidentes envolvendo cortes por linha de pipa, sobretudo na região do pescoço, são fatais em 25% dos casos.

Por isso, é fundamental ter o máximo de cuidado e atenção por onde se transita. É importante lembrar que o uso de cerol é um crime previsto no Código Penal Brasileiro. As penas variam de acordo com o dano causado, podendo chegar a cinco anos de detenção, mais multa.

Porém, como nem isso é capaz de acabar com o uso da substância cortante, é fundamental que os motociclistas se conscientizem dos perigos e procurem se equipar e adequar suas motos para o uso da antena corta-cerol.

Antena corta-linha na prevenção de acidentes de motos

Embora não seja um componente de uso obrigatório exigido pelo Código Brasileiro de Trânsito, muitas vidas já foram salvas pela antena corta-linha, que também já evitou muitas lesões graves.

A antena corta-linha é um aparelho bastante eficaz que fica instalado diretamente na moto, ou seja, não é preciso tirar e colocar sempre que for sair com a motocicleta. Ela é feita de metal e possui uma curva na ponta, formando um gancho cortante, com capacidade de cortar a linha antes que ela atinja o motociclista. E existem dois tipos:

  • Retrátil, cuja altura pode ser regulada.
  • Fixa, com uma altura preestabelecida.

É importante lembrar que, no caso da fixa, a altura deve ficar no mesmo nível da cabeça do condutor. Alguns modelos de antenas são desenvolvidos para se encaixarem no retrovisor, já outros são encaixados diretamente no guidão. Porém, ambos os tipos têm o objetivo de garantir a maior eficácia possível, assegurando proteção à integridade da vida do condutor e de algum passageiro que esteja na moto.

Só quem trabalha diariamente com motos sabe o exato risco que corre com as linhas de cerol. E é preciso mesmo se preocupar e tomar precauções com a segurança. Em época de férias escolares e finais de semana, os cuidados devem ser ainda maiores, pois são períodos em que a presença de pipas nas ruas é mais frequente.

Proteção automotiva no Rio de Janeiro

Quando o assunto é veículo, nunca é demais se prevenir, principalmente quando se trata de motos. A antena corta-linha protege o condutor de acidentes que podem ser fatais. Porém, é preciso ir além: para você se proteger de todos os fatores inerentes a possíveis danos a seu veículo e a você, só com uma proteção automotiva.

A Unibras Mais Proteção Automotiva é uma cooperativa de proteção veicular no Rio de Janeiro. Com mais de cinco anos no mercado, proporciona a seus associados cobertura do seu automóvel com muita segurança. Para saber mais, acesse: http://unibrasmais.com.br/seguros/

Deixe um comentário!

0 Comentários

Comente