Notícias
Carro sendo abastecido

Dicas Unibras Mais para economizar combustível com seu veículo

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone

Os especialistas são unânimes ao afirmarem que o combustível é um dos principais gastos que se tem com um veículo. Se levarmos em consideração os preços dos combustíveis, esse dado não é surpresa para os condutores brasileiros.

Mas você sabia que, tomando algumas atitudes diferentes e mudando alguns hábitos, é possível economizar com o combustível do veículo? Pois fique sabendo que, com alguns cuidados, isso se torna fácil. Nós da Unibras Mais proteção veicular elaboramos algumas dicas para você economizar.

Dicas para economizar combustível com seu veículo

Quem não gosta de economizar sempre que possível, principalmente quando o assunto é seu automóvel? Então, mudanças de hábitos pequenas e simples podem fazer com que o seu veículo gaste menos. Veja as nossas dicas:

Troca de marcha no tempo certo

A troca de marcha de seu veículo pode ser bem simples, mas realizá-la com a rotação correta e manter o giro do motor sempre compatível com a marcha escolhida pode ajudar a poupar combustível.

Manutenção do veículo em dia

Realizar a manutenção do seu veículo sempre no tempo certo evita um maior consumo de combustível por parte do motor. Além disso, aumenta a vida útil das peças. Por isso, realizar a checagem regularmente e, sempre que necessário, trocar filtros de ar, de óleo e de combustível e fazer a substituição das velas são ações que vão fazer com que você economize.

Usar o ar-condicionado

O uso do ar-condicionado está diretamente ligado ao consumo de combustível, pois o equipamento é operado pelo motor do veículo. Os carros que possuem menor cilindrada gastam mais com ar ligado, ou seja, use o ar-condicionado só quando realmente for necessário.

Acelerar o carro sem estar em marcha

Com as novas tecnologias, atualmente é desnecessário aquecer o motor do carro antes de sair, pois os veículo possuem injeção eletrônica. Os sistemas, hoje em dia, fazem os carros andarem mesmo como motor frio. Acelerar gasta combustível desnecessariamente e aquece o motor, o que pode desgastar outras peças.

Peso em excesso no veículo

Andar com o carro o mais leve possível, sem excesso de peso, vai fazer com que você economize. Para carros de passeio, apenas 10 quilos acima do permitido já fazem alguma diferença no consumo de combustível. Leve no carro apenas o que realmente for necessário: evite malas e outros itens pesados.

Pressão dos pneus

Manter os pneus em boas condições é fundamental para a economia de combustível. Usar pneus com calibragem abaixo do recomendado influencia diretamente no rendimento do veículo, por gerar maior atrito com o asfalto.

Alinhamento e balanceamento em dia

O alinhamento vai desgastar menos os pneus, e o balanceamento evita a trepidação ao andar. Ou seja, isso vai diminuir o atrito dos pneus no solo e evita a perda de desempenho por parte do veículo.

Acera no sinal

Acelerar o carro com o sinal fechado contribui com o esvaziamento do tanque. Observe o trânsito à frente e, quando perceber que ele está lento, desacelere o veículo aos poucos antes de frear. Mesmo com o carro engrenado, sem acelerar, a injeção vai enviar menos combustível ao motor.

Frear bruscamente

Além de ser perigoso, dirigir de forma agressiva só vai elevar o gasto com combustível. Para evitar desperdício, troque as marchas de forma suave, medindo a força do pé no acelerador.

Velocidade constante

As acelerações, assim como as freadas bruscas, contribuem para o aumento do consumo de combustível. Ou seja, na medida do possível, tente manter uma velocidade constante, o que nem sempre é tão fácil no trânsito das grandes cidades.

Veículo em ponto morto

Manter o carro em ponto morto em descidas não é recomendado, pois envolve questões de segurança. Nesses casos, o ideal é deixar o carro na marcha mais alta, mesmo que você não acelere.

Unibras Mais Proteção Veicular

Gostou de nossas dicas? Então siga-as e economize! Outra forma de você economizar é na hora de proteger seu automóvel. A Unibras Mais realiza, há mais de cinco anos, proteção automotiva para carros, caminhões, motos e embarcações náuticas. Quer saber mais? Acesse: http://unibrasmais.com.br/seguros/

Deixe um comentário!

0 Comentários

Comente