Notícias
Casal em viagem de moto pela estrada

Dicas para quem pretende viajar de moto

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone

Você curte uma viagem de moto? Esse tipo de viagem é a preferida de muita gente, inclusive por aqueles que querem aproveitar ao máximo cada minuto do passeio, admirando a paisagem. Sentir o vento no rosto e ver a luz do pôr-do-sol no horizonte, por exemplo, são sensações que só os viajantes de motocicletas podem ter.

Ou seja, quem opta pela moto como veículo de viagem tem inúmeras vantagens, inclusive financeiras, pois é bem mais barato que outros meios de transporte como o avião, por exemplo, e ainda há a sensação de contato com a natureza.

E para ter uma viagem tranquila, segura e prazerosa de ida e volta, trazendo na bagagem apenas boas lembranças, alguns cuidados são fundamentais. Por isso, nós elaboramos algumas dicas para você seguir antes de pegar a estrada.

Qual o modelo ideal para viajar?

Independentemente do modelo que você possua ou pretenda comprar para a sua viagem, o importante é que a moto seja adequada aos seus objetivos. É fundamental que ela seja de fácil manutenção.

Esse último cuidado pode te fazer economizar tempo e dinheiro. Caso surja algum imprevisto na manutenção, será bem mais fácil encontrar alguém para consertar, principalmente porque, em uma viagem, você vai passar por lugares distantes, onde provavelmente não conhece ninguém. Por isso, quanto mais fácil de mexer, mais barato será o serviço.

Qual a manutenção ideal para a moto antes de viajar?

O ideal é fazer a manutenção recomendada pelo fabricante da motocicleta, que consta no manual do proprietário. É fundamental você seguir o calendário do fabricante, levando em consideração todas as orientações, tanto no que diz respeito à distância quanto ao tempo decorrido.

Realizar a manutenção é fundamental para a preservação da moto. Lembre-se de verificar os itens básicos e necessários, pois assim você garantirá totais condições para a realização de sua jornada sobre duas rodas.

Tenha uma atenção especial com o nível do óleo do motor e com os outros fluidos da moto. Verifique e planeje as trocas de óleo ao longo do trajeto, assim você não vai ultrapassar a distância recomendada pelo fabricante. Durante a viagem, faça uma verificação diária do nível do óleo, e caso necessário, complete ou reponha. Esse mesmo cuidado é preciso ter com as pastilhas de freio.

Cuidados com os pneus da moto antes da viajar

Avalie o desgaste dos pneus e veja se ainda estão bons o suficiente para o percurso, principalmente se já tiverem algum tempo de uso. Antes de pegar a estrada, observe se há deformações, cortes ou objetos fora do comum cravado na banda de rodagem.

Se possível, viaje sempre com pneus novos. Mas fique atento, pois estes vêm com uma camada de proteção extra e escorregadia, que é removida após alguns quilômetros rodados. Verifique o estado dos pneus diariamente.

Cuidados com a transmissão antes da viagem de moto

O conjunto de transmissão também merece atenção especial. As motos, em sua maioria, possuem o sistema de transmissão por correntes. No entanto, é melhor optar pelas de correia dentada, pois têm uma vida mais longa e requerem menos manutenção.

Caso a sua moto possua corrente de transmissão, é fundamental mantê-la lubrificada, sobretudo se você for encarar algum trecho de terra na estrada. Para garantir seu bom funcionamento, é fundamental inspecioná-la e lubrificá-la diariamente.

Combustível para sua viagem de moto

Durante a viagem, tente manter o tanque sempre cheio. Verifique antes se os pontos de paradas para abastecimento são seguros. Assim, você não corre risco de pane seca nem se parar em locais indevidos.

Bateria de moto ideal para viajar

Poucas são as motos que usam as baterias convencionais. Em geral, as novas já saem de fábrica com bateria selada, ou seja, que não exigem manutenção. Por isso, verifique o seu tempo de uso, e se ela ainda gera energia. Caso já tenha passado de um ano, o correto é levá-la numa oficina especializada para inspeção antes de viajar.

Caso a bateria descarregue na viagem, evite fazer com que ela pegue no tranco. Não é o ideal, mas se for a única solução, prefira a famosa “chupeta”, porém procure o quanto antes uma oficina. E, assim que possível, troque a bateria por uma nova.

Equipamentos para viagens de moto

A viagem de moto exige alguns equipamentos indispensáveis à segurança, ao conforto e a possíveis temperaturas adversas. Capacete, par de luvas e botas de solas resistentes e que ofereçam proteção aos tornozelos são essenciais, bem como jaquetas e calças impermeáveis, ventiladas e confortáveis. Se preferir, use uma almofada de gel no banco da moto, isso fará com que você se sinta mais confortável, principalmente em viagens longas.

Bagagens para viagem de moto

Leve apenas o necessário. Para fixar a bagagem use elásticos ou redes com ganchos e prenda-a na parte traseira do banco da moto. Tenha bastante atenção e verifique se tudo está seguro.

Lembre-se que a moto é um veículo sensível à variação de carga e pode passar por comportamento dinâmico nas curvas, frenagem ou mesmo nas retas. Evite as bagagens pesadas e tenha uma excelente viagem.

Serviço de proteção veicular

Para deixar sua viagem ainda mais tranquila, além de tomar todos esses cuidados, adquira uma proteção veicular para a sua moto. Desta forma, você sempre estará protegido, seja em viagens ou em seu dia a dia.

Deixe um comentário!

0 Comentários

Comente