Notícias
Confira algumas dicas de como se manter acordado durante uma viagem no blog da Unibras Auto, empresa de proteção veicular!

Dicas para se manter acordado na estrada

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone

Em alguns momentos da vida de um motorista, é necessário fazer longas viagens pela estrada. E, na maioria das vezes, elas são à noite, seja para fugir do trânsito intenso que se dá ao final de um feriadão, ou simplesmente por pressa. O problema é que nem sempre há uma segunda pessoa que esteja habilitada a dirigir e, como não se têm muitas opções, acaba-se muito sonolento durante o caminho. E isso pode ser mortal. Então, como se manter acordado na estrada? Aí vão algumas dicas fundamentais para você ficar ligado a noite toda e evitar problemas maiores para você e sua família.

Antes de pegar a estrada

Quase sempre temos essas grandes viagens programadas semanas antes, então podemos nos preparar, dormindo bastante no dia anterior. Realmente se abasteça de sono. Assim, o seu corpo ficará descansado por bastante tempo. E, claro, evite realizar atividades físicas intensas horas antes da viagem.

Também é importante estar bem alimentado, afinal o seu corpo também precisa de combustível para ir longe. Procure comer alimentos leves, saudáveis e que não te deem a sensação de estômago pesado. Inclusive, é fundamental separar alguns pequenos lanches para serem consumidos durante a viagem, como falaremos daqui a pouco.

Ah, e antes de viajar, nada de beber litros e litros de café, achando que vai ajudar, hein?! A cafeína tem um efeito de montanha russa: ele realmente vai te deixar mais acordado alguns momentos depois de tomá-la, mas ao longo do dia ela vai te deixando com uma maior sensação de cansaço. A bebida deve tomada durante o período em que se deseja ficar acordado, para evitar que no fim de tudo ela acabe atrapalhando os seus planos.

Durante a viagem

Uma ótima dica é ter alguém para ser seu parceiro de vigília. Planeje ir conversando durante a viagem, pois isso, além de torná-la mais agradável, vai te fazer esquecer o sono.

Outra recomendação é ter uma playlist com músicas agitadas e energéticas, como rock metal ou pop eletrônico. É comprovado cientificamente que a música nos auxilia a liberar dopamina, uma substância associada ao prazer, fundamental para nos ajudar a ficar despertos. Além de deixar a viagem mais divertida.

Lembra dos pequenos lanches e do café citados lá em cima? Então, comer e beber (principalmente a nossa boa e velha amiga água) durante a viagem também é importante, pois a comida faz com que o nosso cérebro trabalhe mais e melhor. Mas lembre-se de que é só a quantidade suficiente para se manter acordado, ok?! Bala de hortelã também é um ótimo truque.

Por fim, uma última dica é estar desconfortável. É que a sensação de conforto nos faz ficar mais calmos e, assim, mais sonolentos. Então, é recomendado, por exemplo, ficar com roupas leves o suficiente para sentir frio à noite ou dar mordidinhas na língua. Isso vai fazer com que o seu corpo reaja a esses estímulos, fazendo o seu cérebro trabalhar e, assim, te manter acordado na estrada.

Outras dicas fundamentais

Claro que todas as orientações acima são apenas pequenos truques para que se consiga ficar na estrada pelo o máximo de tempo possível em casos extremos em que não haja um ponto de descanso, como postos de gasolina ou hotéis próximos. O ideal é nunca dirigir por mais de 9 horas seguidas e sempre descansar a cada 2 horas.

E, em casos de emergência, é fundamental já estar preparado com um bom plano de proteção veicular, como a Unibras Mais, que tem um ótimo custo-benefício e sai bem mais em conta que um plano de seguro veicular, além de contar com reboque de veículo, troca de pneu e até motorista substituto. Veja mais detalhes e entenda por que a Unibras Mais é uma excelente opção para você!

Deixe um comentário!

0 Comentários

Comente