Notícias
Embreagem | Como funciona o sistema de embreagem

Como funciona o sistema de embreagem

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone

Localizada próxima ao motor do seu carro, a embreagem é um sistema que tem como função pesar a força realizada pelo motor para a caixa de câmbio (marcha) e assim distribuir a força para todos os outros equipamentos que compõem o sistema de transmissão do seu carro. Também previne que outros equipamentos sejam prejudicados pelas rotações do motor para gerar força. Seu funcionamento é totalmente físico, entenda melhor:

Pressão e atrito: as bases da embreagem

É importante saber que os princípios físicos da embreagem geram seu funcionamento, e iremos explicá-los: o atrito é uma força de contato, de acordo com a física, e existe quando dois objetos estão em contato a partir da resistência do sistema ao movimento. A força de atrito será proporcional à força aplicada. Além do atrito, existe também a força de torque que faz com que os componentes da embreagem realizem o movimento de rotação gerado pelo motor do sistema de transmissão.

O rolamento, o platô e o disco são os elementos da embreagem, sendo o platô a carcaça da embreagem, uma placa de pressão e a mola membrana. O platô é fixado ao volante motor do automóvel, o disco é fixado no eixo piloto do motor e possui diversas estrias para se fixar na parte interna no volante.

Quando o pedal da embreagem é acionado, o circuito hidráulico envia o fluido que desce e pressiona o cilindro da embreagem e, então, o processo é iniciado: é aliviada a pressão do disco interno e do volante, fazendo com que o disco se desconecte do volante, causando a transmissão para a caixa de torque, efetuando assim a troca de marcha do automóvel. Dizemos tantos nomes e são tantas peças envolvidas que parece um processo longo, mas é feito rapidamente e várias vezes enquanto você dirige.

Como cuidar do seu automóvel

O seu automóvel é uma propriedade que precisa ser cuidada e necessita de atenção. Realizar inspeções regularmente evitam futuros problemas. Imprevistos acontecem e por isso você deve ter alguém em que confie para prestar serviços: a Unibras Mais, proteção automotiva no Rio de Janeiro, oferece o serviço que você necessita e presta auxílio diante de prejuízos que possam ocorrer. Faça já sua cotação!

Deixe um comentário!

0 Comentários

Comente