Notícias
Aquaplanagem o carro perde o contato com o piso

Aquaplanagem: saiba o que é e como evitar com seu veículo

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone

Todo mundo que dirige em algum momento já ouviu falar em aquaplanagem, mas você sabe o que é, e o mais importante, como evitá-la? Saber o que é e como evitar essa situação é muito importante para a segurança do veículo e, principalmente, para a sua.

Sabe aquele momento em que o veículo passa por um poça de água e, por um pequeno instante, parece deslizar sem que o condutor tenha o controle? Essa experiência perigosa é conhecida como aquaplanagem. Isso acontece quando a água fica entre o pneu e o asfalto, impedido que o veículo tenha contato direto com o solo.

Ao passar com o veículo por uma superfície molhada, forma-se uma espécie de onda à frente dos pneus. Devido à compressão da banda de rodagem, essa onda é rompida. Porém, para o pneu conseguir romper esse obstáculo com maior facilidade, ele precisa ter uma pressão maior do que a da água, pois se sua pressão for menor, ele vai demorar mais tempo para ter contato com o piso. Veja algumas dicas para manter o seu veículo seguro mesmo em dia de chuva.

Confira a pressão dos pneus e evite a aquaplanagem

Verifique a calibragem dos pneus de seu veículo. Ele deve ter, pelo menos, 70% da calibragem mínima recomendado pelo fabricante. Caso contrário, a chance de ocorrer a aquaplanagem aumenta significativamente, elevando a chance de acidentes em épocas de chuva.

Verificar o desgaste dos pneus ajuda na aquaplanagem

Verifique o desgaste dos pneus. Se os desenhos das esculturas estiverem gastos, os pneus perdem a sua capacidade de drenagem da água, e desta forma, podem demorar um pouco mais para ter contato com o solo ao passar por um terreno molhado. Evite os pneus “carecas”.

Reduza a velocidade antes de tocar a água

A velocidade do veículo e a profundidade da poça de água são determinantes para ocorrer a aquaplanagem. Logo, a dica é simples: diminua a velocidade antes do contato com a área alagada. Afinal, nem sempre é possível saber a profundidade do acúmulo de água.

Não use o freio durante a aquaplanagem

Se o veículo entrar numa poça de água e o motorista sentir que ele está perdendo o atrito com o chão, a única coisa que o condutor não deve fazer nesse momento é frear. O correto é ficar calmo e segurar a direção com força, procurando manter o controle sobre o veículo até que ele esteja totalmente equilibrado.

Gostou das dicas? Faça um plano de proteção veicular para o seu carro!

Proteção veicular da Unibras Mais

A segurança no trânsito depende de todos, mas a sua e de seu veículo dependem, em grande parte, apenas de você. Faça uma proteção veicular que garante a assistência em casos de eventuais sinistros ocorridos com o seu carro. Para mais informações, acesse: http://unibrasmais.com.br/fale-conosco/

Deixe um comentário!

0 Comentários

Comente