Notícias
Três motoqueiros em motos numa pista | 27 de julho - Dia do Motociclista

27 de julho – Dia do Motociclista

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone

Para os apaixonados por moto, motocicleta ou motoca (não importa o termo, o que importa é a paixão), o fato é que cada um chama seu veículo motorizado de duas rodas – essa é a definição dada pelo Detran – com um nome especial e carinhoso, independentemente de marca, cor, ano e modelo. O importante é que no dia 27 de julho é celebrado o Dia do Motociclista.

Mas entre uma nomenclatura e outra, há sim uma pequena discussão em alguns termos dos amantes das motos: há quem diga que há diferença entre motoqueiro e motociclista, por exemplo.

Embora haja opiniões que o termo motoqueiro soa meio preconceituoso, o significado é que o motoqueiro seria aquela pessoa que usa a moto para trabalhar, como os motoboys. Por outro lado, os motociclista seriam aqueles que usam a moto como meio de transporte ou mesmo lazer.

Mais importante do que definição de qualquer termo, é sabermos que a segurança é o mais importante para quem pilota uma moto, principalmente aqueles que precisam do veículo diariamente. No entanto, existem diferenças entre os termos, que fazem parte da história das motos, que tem esse dia todo especial para si.

Diferença dos termos motoqueiro e motociclista

Motoqueiro

A origem da palavra motoqueiro passou a ser usada a partir de uma campanha publicitária, em que se exibia algumas pessoas com comportamentos inadequados no trânsito. Com o passar do tempo, o nome tornou-se meio pejorativo, trazendo assim, até os dias atuais, essa discussão entre os amantes da motocicleta.

Motociclista

Em contrapartida, podem ser chamados de motociclistas as pessoas que são apaixonadas por motos. Essas pessoas, geralmente compartilham suas paixões em grupos comuns e muitos se tornam membros dos chamados motoclubes. Para fazer parte desses grupos, não é levado em consideração a classe social ou a profissão, a única coisa em comum é a mesma paixão por motos.

A origem do Dia Nacional do Motocicleta

A data tem origem póstuma a Marcus Bernardi, que foi motociclista e mecânico de uma famosa fábrica de motos. Marcus morreu em julho de 1974. A data foi instituída e passou a ser celebrada a partir de 1984, e é comemorada por todos os motoqueiros ou motociclistas, sejam profissionais ou aqueles que, apenas por hobby, pilotam a sua moto.

Outras homenagens ao Dia do Motoqueiro

Além da data, que homenageia os profissionais de motos, desde o ano 2000 a Associação Brasileira de Motociclistas (AMRAM) instituiu a Semana Nacional do Motociclista, bem como lançou o Prêmio ABRAM de Motociclismo. Além disso, propôs à Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios) a emissão de um selo em homenagem às motos.

Mesmo diante da importância da classe, o mais impressionante foi o sucesso do selo postal que comemorou as motocicletas naquele ano, pois eles se transformaram em uma edição especial com mais de um milhão de cartelas produzidas.

Os selos, na época em que foram produzidos, trouxeram estampados os modelos das seis principais marcas de motos produzidas em nosso país. Até hoje ainda há quem os guarde como lembrança, como era de se esperar.

Unibras Mais Proteção Automotiva

Nós da Unibras Mais Proteção Automotiva no Rio de Janeiro, lembramos com muito orgulho essa data tão importante para quem ama motos, seja para trabalho ou diversão e lazer. Aqui fica o nosso reconhecimento e o prazer em estar ao lado de todos vocês, sempre que precisarem.

Para nós, é muito importante termos muitos de vocês conosco, depositando a sua confiança e certos de que na hora em que precisarem, poderão contar conosco. Afinal, o nosso compromisso é com a sua segurança e proteção.

Nós sempre estivemos ao seu lado e vamos continuar. Temos os melhores planos de proteção, com os mais acessíveis valores do mercado e melhor atendimento.

Deixe um comentário!

0 Comentários

Comente